domingo, 19 de setembro de 2010

Relação professor aluno


A palavra relação pode remeter entre outros ao verbo “relar” que em Minas Gerais é sinônimo de encostar, ficar próximo, colar com. O “Mineirês” serve para ilustrar bem o sentido da palavra relação: conviver, viver com, estar próximo, sentir o outro.
Entre os educadores esta relação precisa ser bem próxima e com critérios bem definidos. Atualmente não se pode definir esta relação como a de mestre/aprendiz simplesmente. É uma troca simultânea de saberes e de sabores, onde a posição de mestre se reveza em cada tempo da relação. Temos muito que aprender com nossos alunos que nunca chegam até nós ignorando tudo.
Claro que a responsabilidade de transformar informações em conhecimento é nossa, dos professores. Mas pela disponibilidade que os mais jovens têm de se conectar em todas as mídias, na maioria das vezes eles trazem mais informações que temos ou informações mais atualizadas.
Exercer este equilíbrio: ensinar nossos discípulos a aprender e ter uma relação de troca com eles é uma das grandes missões dos educadores. E este é apenas o primeiro ponto da relação aluno/professor que vai muito além desta troca. Quem se debruçar com mais carinho sobre este assunto vai descobrir que nenhuma aprendizagem acontece na frieza da solidão. É no contato com o outro que nos conhecemos e conhecemos o mundo.
 
 

Ana Paula Tavares   RA: A64IEI-6

2 comentários:

  1. Ana, amei esse textinho. Apesar de pequeno traz um assunto fantástico, o qual foi a base do meu primeiro texto em educação. Um texto Vygotskiano.
    E ele acaba de uma forma linda: “Quem se debruçar com mais carinho sobre este assunto vai descobrir que nenhuma aprendizagem acontece na frieza da solidão. É no contato com o outro que nos conhecemos e conhecemos o mundo.” Concordo plenamente com ele. Aproveito para deixar, aos interessados pelo assuntos, um link com mais um relacionado: http://www.conteudoescola.com.br/site/content/view/132/31/

    ResponderExcluir
  2. Que lindo;mineirês; eu não falo mais.Ja me tornei uma paulistinha nata.

    ResponderExcluir