sábado, 18 de setembro de 2010

A IMPORTÂNCIA DE BRINCAR

IMPORTÂNCIA  DE  BRINCAR



“É no brincar, e somente no brincar, que o indivíduo, criança ou adulto
pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral: e é somente sendo
criativo que o indivíduo descobre o eu”. (Winnicott, 1975)

Brincar segundo o dicionário Aurélio significa...
“Divertir-se infantilmente; entreter-se em jogos de criança”.

A criança desde muito pequena é impulsionada pela vontade, nunca pára, está o tempo todo brincando, agindo, transformando. O ato de brincar fortalece a vontade, e são as brincadeiras saudáveis que nos capacitam, quando adultos, para uma atuação positiva no mundo.

É brincando que a criança descobre o mundo e vivencia o meio, a brincadeira é encarada muitas vezes como a linguagem da criança. A escola hoje em dia se concentra na aprendizagem precoce, através da escrita, do penar lógico, esquecendo-se que as crianças são indivíduos pensantes, que tem sentimentos e que agem.

Explorando o meio, manipulando objetos diversos e brincando com bichos, a criança está conhecendo o mundo que a rodeia por meio de seus sentidos.

Segundo o artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança da ONU:Toda criança tem o direito ao descanso e ao lazer, e a participar de atividades e recreação, apropriadas à sua idade, e a participar livremente da vida cultural e das artes”.

Froebel entende que, nas brincadeiras, a criança tenta compreender seu mundo ao reproduzir situações da vida. Quando imita, a criança está tentando compreender. Ela late como um cachorro ou diz “muuu” para uma vaca, voa como um pássaro. É um pensamento inconsciente: “imitando-os, procura compreendê-los”.
Apesar do brincar ser um comportamento espontâneo da criança, o adulto deve criar momentos que estimulem a brincadeira.

No brincar espontâneo, na fantasia, a criança exterioriza sua realidade interior, liberando sentimentos, e expressando opiniões.

Segundo Bruner (1978), nas brincadeiras as crianças têm inúmeras oportunidades de
explorar e, quando necessário, com pequena supervisão do adulto solucionam problemas.

A exploração requer um ambiente que o estimule e motive, além de pessoas que oriente as crianças. O professor deve oferecer oportunidades para as crianças conhecerem novas brincadeiras para que assim haja a imitação e a repetição delas.

Brincando as crianças desenvolvem a intencionalidade e a inteligência, explorando, agindo, resolvendo problemas e interagindo com o meio.
É importante o professor organizar com os alunos as atividades do dia e deixá-los escolher quais querem fazer, além de ter um tempo livre para inventar coisas, jogar, conviver com os amigos sem o adulto. É preciso dar a eles um grande repertório de materiais, para que possam explorar manipular, observar e selecionar os que mais lhe agradam.

A brincadeira precisa sempre ter seu espaço e seu tempo na vida das crianças.
Fonte:
PREVITALE, Ana Paula. A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR. Disponível em: <http://cutter.unicamp.br/document/?code=20490>. Acesso em: 18 set. 2010.

Camilla Fronza > RA: A688ED-0





Um comentário:

  1. Neste mundo, onde nos deparamos a cada dia com crianças que são maltratadas,abandonadas ou que trabalham é nosso trabalho como educadores dar oportunidade para que elas possam pelo menos dentro da escola serem crianças, apenas crianças.
    Incentivando a interação com os colegas, estimulando a linguagem e dando muita atenção
    e carinho, podemos fazer a diferença na vida dessas crianças. Planejando aulas mais dinâmicas,
    onde os alunos possam ter momentos de falar, expressar seus sentimentos, criar e inventar coisas com materiais simples como: sucatas e também dando a elas momentos para que conheçam as
    brincadeiras de roda, brincadeiras que são pouco conhecidas por elas e propiciando momentos
    onde os alunos possam brincar livremente, estaremos deixando –as mais alegres.

    É preciso tentar tirar essa alienação que a TV e o vídeo – game passa para as crianças.
    Elas precisam sim ter contato com as novas tecnologias, mas também brincar, falar, com pessoas
    que fazem parte do seu meio.

    Com isso acredito que conseguiremos ter crianças mais criativas, investigadoras e felizes.

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