segunda-feira, 20 de setembro de 2010

L. S. Vygotsky: algumas idéias sobre desenvolvimento e jogo infantil

L. S. Vygotsky: algumas idéias sobre desenvolvimento e jogo infantil

Zilma de Moraes Ramos de Oliveira

"Segundo Vygotsky, no processo de desenvolvimento, a criança começa usando as mesmas formas de comportamento que outras pessoas inicialmente usaram em relação a ela. Isto ocorre porque, desde os primeiros dias de vida, as atividades da criança adquirem um significado próprio num sistema de comportamento social, refratadas através de seu ambiente humano, que a auxilia a atender seus objetivos. Isto vai envolver comunicação, ou seja, fala."

"Vygotsky cria um conceito para explicitar o valor da experiência social no desenvolvimento cognitivo. Segundo ele, há uma ‘zona de desenvolvimento proximal’, que se refere à distância entre o nível de desenvolvimento atual – determinado através da solução de problemas pela criança, sem ajuda de alguém mais experiente – e o nível potencial de desenvolvimento – medido através da solução de problemas sob a orientação de adultos ou em colaboração com crianças mais experientes."

"A brincadeira fornece, pois, ampla estrutura básica para mudanças da necessidade e da consciência, criando um novo tipo de atitude em relação ao real. Nela aparecem a ação na esfera imaginativa numa situação de faz-de-conta, a criação das intenções voluntárias e a formação dos planos da vida real e das motivações volitivas, constituindo-se, assim, no mais alto nível de desenvolvimento pré-escolar."

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/inf_a.php?t=001


Nome: Ana Priscila Rodrigues Pereira       RA:  A60706-4

Um comentário:

  1. O tema perfeito! A escolha foi ótima, o texto é simples e objetivo!!! Vygotsky tem grande contribuição no meu eu-educador. Bjos Parabéns

    ResponderExcluir