segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Desenvolvimento e Jogo Infantil


Inicialmente, a criança dispõe apenas de sua atividade motora, do ato, para agir
sobre o mundo, sem ter consciência da ação e dos processos nela envolvidos.
Gradativamente, através da interação com indivíduos mais experientes, ela vai
desenvolvendo uma capacidade simbólica e reunindo-a à sua atividade prática,
tornando-se mais consciente de sua própria experiência. Isto dá origem às formas
puramente humanas de inteligência prática e abstrata. As interações da criança com as pessoas de seu ambiente desenvolvem-lhe, pois, a fala interior, o pensamento reflexivo e o comportamento voluntário.

A importãncia de um auxílio


O tutor ou parceiro serve como uma forma indireta de consciência, até que a criança seja capaz de dominar sua própria ação através de sua própria consciência e controle. Ocorre, portanto, uma discretização da experiência que permite à criança refletir sobre seu próprio comportamento, saindo da indiferenciação inicial.

A brincadeira fornece um estágio de transição em direção à representação, desde que um objeto pode ser um pivô da separação entre um significado e um objeto real.

Com o desenvolvimento de uma brincadeira a criança começa com uma situação imaginária, que é uma reprodução da situação real, sendo a brincadeira muito mais a lembrança de alguma coisa que realmente aconteceu, do que uma situação imaginária nova. À medida que a brincadeira se desenvolve, observamos um movimento em direção à realização consciente do seu propósito. Finalmente, surgem as regras, que irão possibilitar a divisão de trabalho e o jogo na idade escolar. Nesta idade, a brincadeira não desaparece mas permeia a atitude em relação à realidade.

Informações retiradas do site:

Iara Keiko Endo RA A6109I-4

Um comentário:

  1. O lúdico é realmente muito importante no desenvolvimento da criança. Esse assunto é bem amplo. "A importância de um auxílio" é muito pedagógico e vale a pena ser pensada e repensada. A interação é muito importante nessa tarefa. Amei o post bailarina.

    ResponderExcluir