Inicialmente, a criança dispõe apenas de sua atividade motora, do ato, para agir
sobre o mundo, sem ter consciência da ação e dos processos nela envolvidos.
Gradativamente, através da interação com indivíduos mais experientes, ela vai
desenvolvendo uma capacidade simbólica e reunindo-a à sua atividade prática,
tornando-se mais consciente de sua própria experiência. Isto dá origem às formas
puramente humanas de inteligência prática e abstrata. As interações da criança com as pessoas de seu ambiente desenvolvem-lhe, pois, a fala interior, o pensamento reflexivo e o comportamento voluntário.
A importãncia de um auxílio
O tutor ou parceiro serve como uma forma indireta de consciência, até que a criança seja capaz de dominar sua própria ação através de sua própria consciência e controle. Ocorre, portanto, uma discretização da experiência que permite à criança refletir sobre seu próprio comportamento, saindo da indiferenciação inicial.
A brincadeira fornece um estágio de transição em direção à representação, desde que um objeto pode ser um pivô da separação entre um significado e um objeto real.
Com o desenvolvimento de uma brincadeira a criança começa com uma situação imaginária, que é uma reprodução da situação real, sendo a brincadeira muito mais a lembrança de alguma coisa que realmente aconteceu, do que uma situação imaginária nova. À medida que a brincadeira se desenvolve, observamos um movimento em direção à realização consciente do seu propósito. Finalmente, surgem as regras, que irão possibilitar a divisão de trabalho e o jogo na idade escolar. Nesta idade, a brincadeira não desaparece mas permeia a atitude em relação à realidade.
Informações retiradas do site:
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_02_p043-046_c.pdf, dia 27/09/2010
Iara Keiko Endo RA A6109I-4
O lúdico é realmente muito importante no desenvolvimento da criança. Esse assunto é bem amplo. "A importância de um auxílio" é muito pedagógico e vale a pena ser pensada e repensada. A interação é muito importante nessa tarefa. Amei o post bailarina.
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