segunda-feira, 27 de setembro de 2010

ATIVIDADE PARADIDÁTICA

A competição entre as escolas, a necessidade de permanecer mais tempo com as crianças (para liberar os pais para trabalhar) e a vontade de tornar o ensino mais completo são alguns dos fatores que levam à oferta cada vez maior de atividades que complementam o ensino tradicional (como, por exemplo, natação, judô, teatro, ginástica, etc.).
Todas essas atividades, mesmo que geralmente não constem dos currículos oficiais recomendados pelo MEC e por secretarias de educação, têm objetivos educacionais e podem constituir um diferencial importante para muitas escolas. Bons ginásios e bons professores podem oferecer um contexto positivo para o desenvolvimento de muitas habilidades.
Muitas vezes, é nas atividades paradidáticas que está o melhor das escolas. Os alunos podem, por exemplo, se envolver em projetos como separação do lixo, pesquisa de condições socioeconômicas, montagem de peças de teatro, etc. E é assim que talvez surjam inovações - como a elaboração de relatórios de pesquisa e sua divulgação em uma homepage da sala ou o uso de textos clássicos para a montagem de peças - que poderão, com o tempo, ajudar a renovar até mesmo o ensino mais tradicional.
Uma das grandes vantagens das atividades paradidáticas é que, justamente por não serem explicitamente educativas, elas permitem uma maior liberdade às crianças e podem se tornar uma fonte de muito prazer e de experiências mais importantes do que inúmeras horas de ensino tradicional.
Por: Marina Vilela Santos R.A:A61DII-7 TURMA: PD1Q12- NOTURNO- ETB02

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