quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Aprendizagem

Aprendizagem e Um Processo de Mudança de Comportamento Obtido atraves da Experiência construida Por Fatores Emocionais , neurológicos , Relacionais Ambientais e . Aprender e o Resultado da Interação Entre Estruturas Mentais EO Meio Ambiente . E Contínuo Processo hum, Que Sofre alterações velocidade nd e nd Qualidade do Que e aprendido Conforme A Idade e Nível de Desenvolvimento , ISSO Acontece PORQUE o Sistema Nervoso - Orgão Responsável Pela Aprendizagem - amadurecimento Seu Termina apenas não Adolescência da FIM e Sofre continuas alterações Pelo Toda Por Ambiente a Vida .
Com Passar o do Tempo , uma da Criança demonstração de Maneira Mais evidenciados o Aprende que.
Como VOCÊ VIU NA Aula Sobre Desenvolvimento , um Criança COMECA Sorrindo , com brincando a Mãos , olhando par alguns Objetos e Diante Por ASSIM , Capaz serviços comeu, Tarde Mais , de elaborar Teorias Sobre o Mundo Físico e social , alem de Sistemas Valores de e indivíduos Crenças .
Durante o Processo Aprendizagem de e Desenvolvimento à Criança Todos ópera Sobre OS recebidos Dados do Ambiente e atribui Significados uma enguia - Pessoais Tanto , QUANTO cultura da INSERIDA estabele em que. A Aprendizagem , nao e Um Processo Limitado Atenção à e OA esforço , also Depende de Estímulos Ambientais, de Características Orgânicas e motivacionais de CADA Pessoa.
Aprender S amplia - se Passar o com do com tempo juntamente o aumento da CAPACIDADE de Abstração da Criança e com o Idade da transcorrer .
A Aprendizagem Mais Muito e do memorizar Que e copiar OS Estímulos recebidos . E Um Processo Ativo englobando OUTRAS Atividades , Como :
1) Organizar uma Informação nova ;
2) Comparativa com Integrar e O Que JÁ Conhece SE;
3) Memória nd Guardar ;
4) Lembrar Necessário Que Semper.
LEMBRE - SE: O bom aprendiz nao e Com. Alguém UMA Memória privilegiada OU copista bom UM , consegue Alguém Mas Que manipular uma Informação de Maneira Inteligente e Flexível .
I) Os Primeiros Anos
N. Primeiros Anos de Vida , Aprendizagem e Desenvolvimento se confundem , ISSO Acontece PORQUE o Sistema Nervoso da Criança - imaturo AO Nascer- PROSSEGUE evoluindo Por Toda uma infância e Adolescência , ISSO SE reflete comportamentos Sobre SEUS e Sua Maneira de compreender o Mundo.
A CAPACIDADE Que uma Criança de compreender o Mundo Que um Rodeia e da reflexo UM Interação do Meio - estimula um Opaco - e de Processos neurológicos Que ocorrem Durante o Crescimento . ASSIM , a Criança Aprende Coisas Sobre SI MESMA e Sobre o Ambiente à Medida Que Informações Novas apresentam e chegam " Problemas " Para quê ELA Resolva , Inteligência SUA estimulando ASSIM e amadurecimento .
LEMBRE - SE: A Criança Aprende PORQUE o Meio provar Estímulos Para ela e PORQUE SUAS Estruturas permitem cerebrais . So as to de suma importância e estimular , MAS SEM Esquecer de respeitar Dela ritmo o .
Normalmente os antes de ENTRAR na Escola, à Criança JÁ e Capaz de :
1) Coisas Nomear
2) as classes Diferenciar de Objetos animais e
3) Certo Que O e e e casa Errado in não Seu Grupo de Amigos
4) Leis Gravidade Como Físicas CALOR , e Movimento
5) Antecipar ALGUMAS Reações das OUTRAS Pessoas e elaborar UMA Teoria Sobre Como ELAS estao SE Pensando OU Sentindo .
6) Encontrar Modos de conseguir o Quer Que .
Voce PoDE ajudar Nesse Processo atraves de Brincadeiras . Durante uma infância à Criança Aprende Brincando literalmente . Respeitar ESSE Direito e Seu Que fundamentais par Filho se desenvolva cognitivamente e afetiva .
Como dissemos nd Aula Sobre "ser pai " , momentos OS de pais Intimidade Entre e Filhos São Fundamentos de parágrafo Os Dois , Estes ocorrer podem de Maneira Torno in prazerosa de OU Jogo UM de UMA brincadeira .
in Mas Um Mundo Tão Cheio de propagandas par voltadas de Crianças , cais Quais d'Orsay São OS Brinquedos Mais parágrafo adequados como ELAS ?
Certamente OS Brinquedos nao Caros precisam serviços sofisticados UO , OS adequados Brinquedos Mais parágrafo PROMOVER um Aprendizagem São simples justamente aqueles e Que São Utilizados HÁ muitas Gerações .
De COM ACORDO A Idade OS trabalhar devem Brinquedos :
4-A 7 anos : motricidade , OS Limites das Artes Gráficas, sexuais Diferenças , Sociabilidade . Brinquedos Tipos de : Construtivos , agressivos optativos e .
7-A 9 anos: Sociabilidade Sexualidade , limites. Tipos de Brinquedos : Construtivos optativos principalmente e .
9-A 11 Anos: Sexualidade ( Identificação ), Formação de Grupos Sociais . Brinquedos Tipos de : Jogos .
De ACORDO COM Tipo classificar PODEMOS :
- dramáticos : bonecos ( Bebes, Adultos , velhos ), Famílias ( pano e Plástico ), copos , Pratos , panelinhas , sucatas , Caminhões , Carrinhos , Aviões , motos , etc - animais ( domésticos e Selvagens)
- regressivos : Modelar a massa, Tintas , balde , Água, Areia , barro
- Construtivos : Jogos, blocos Formas e ( branco e colorido ), Papel, Canetas , lápis , canetinhas , lápis de cor, Pincéis Tintas e , tesoura , barbante , cola, palitos , tampinhas , panos Plásticos e , Montagens
- agressivos : espada revólver , bola ( Pequena, Média , Grande) , arco e flecha
- optativos : Jogos, Agulha fio e , Vela e Fósforo
II) Escola Na
LEMBRE - SE: Joe Cada Criança e Um Indivíduo Único e dez Seu Próprio tempo parágrafo Coisa CADA aprender, TODAS NEM como Crianças Sabendo Escola Entram nd como Coisas mesmas !
Ir a Escola ver Primeira Pela , OU MESMO retornar de Férias Escola à , TRAZER PoDE UMA Situação Muito delicada e barulhenta . A PoDE Criança Comecar uma Chorar , Gritar e se desesperar e ESSE Comportamento PoDE Gerar Angústia Muita e Sofrimento EAo pais .
A temperatura da Criança ESSA Reação PORQUE Ainda nao consegue Fazer UMA Projeção do Tempo e Por ISSO nao entende Que ficará apenas ALGUMAS Horas ali e logo pais Podera ver SEUS . Na Hora da Separação Acaba se comportando Como se Fosse UMA despedida definitiva . ASSIM , OS pais Bem Estar devem Seguros Sobre o Momento de colocar Seu Filho Escola nd e Que uma Escola escolhida cuidará Criança da BEM, MESMO Que ELA esteja chorando e nao tenha Vontade de la Ficar .
MESMO Que uma Criança tenha dado da UM POUCO de Trabalho n º ri Escola uma , pais OS devem carinho demonstrar e Afeto , brigar nao e exigir Que uma Criança goste rápidamente de ir a Escola. Um e Educação familiar fundamental , POIs São OS pais Que ensinarão AO Filho Humano OS Valores Culturais Morais e , devem Por ISSO semper Que Possível Sorting Ordenação o QUANTO e Aprender Importante e desenvolver O Gosto Pelo Conhecimento. Tambem quando a Vida escolar se inicia uma convivência Entre Pais Filhos e usufruída serviços PoDE . Pergunte AO Seu Filho Como FOI o dia na Escola, O Que elemento Aprendeu de novo, demonstre Interesse nd Vida Escolar da Criança ISSO ajudará Para quê ELA Aprenda uma importancia de ir Escola à e de si Dedicar EAo Estudos .
Escolher uma Escola Não É UMA Tarefa Fácil. A Melhor Escola e Aquela Que estabele in OS com sintonia Valores e Hábitos pais dos . Dessa maneira o Diálogo Entre Pais e Escola facilitado e also .
DEPOIS de Passar Pela ESCOLHA Escola da , O primeiro dia de aula OS pais Ainda Seu continuar ' devem Trabalho Educadores Como . Acompanhar a Vida Escolar de Seu Filho Não É Direito hum apenas , Dever hum e JÁ Que uma Criança raramente Fazer IRA como Tarefas de casa Por Conta Própria , Mas nao faca o Dever Filho Seu pelo. Valorizar como Conquistas do Filho Seu , faca elogios elementos quando de Provas in Bem , hum receber professora da Elogio . E semper Mais Importante Dar Atenção pingos de mimos !
OS Os Filhos imitam os trajes pais dos , O Melhor da VEM ensinamento do Exemplo . ASSIM , mentiras Evite, Gritos e UO Dar recompensas Seu arbitrárias Filho, n º Fazer Estudar e Tarefas . Paciência e UMA das Maiores Virtudes de educador bom hum , Ser pai realmente nao e Tarefa Fácil, Mas tenha Paciência quando Seu Filho nao Quiser Fazer o Dever de Casa.
Outra Coisa Que DEVE serviços lembrada : Irmãos São Diferentes , Por ISSO Evite comparações e estereótipos . elogios Faca e valorizar o Que CADA TEM Criança de Melhor . Filhos Elogias e Valorizar nao Significa Ser Amigo de SEUS , fizerem as enguias quando Algo de Errado exerça SUA Autoridade , ISSO nao Significa serviços UO bater Muito violento , o MAS impor sim limites ao Criança à . Nunca sobreponha Amizade à Autoridade e Responsabilidade , VOCÊ DEVE serviços pai (mãe ou) Filho de Seu e nao eh amigo Tudo Permite, de que.
O Mercado de Trabalho temperatura Competitivo tornado se e Por ISSO OS pais acham Que Colocando SEUS Filhos in Vários Como Cursos : Inglês, Natação e OUTRAS Atividades , estarão Preparando Melhor uma Criança Para o Futuro . Cuidado ! Excesso de Atividades PoDE Acabar Reduzindo o Desempenho. MESMO DEPOIS da Primeira infância com brincadeira um sistema operacional Amigos com e Os pais e UMA forma de Aprendizado de suma importância par uma Criança.
III) Problemas não Aprendizagem Processo de
O Problema de Aprendizagem e UMA perturbação OU falha NA AQUISIÇÃO e utilizaçao de Informações OU NA habilidade n. Solução de Problemas . Geralmente , essas Dificuldades tornam - se Mais aparentes quando uma Criança Entra na Escola, CONTEÚDOS POIs OS FICAM Mais Complexos , descompas Além, hum in Grupo Maior de Crianças e Possível Fazer comparações Entre uma MESMA etária Faixa e perceber se Alguma Apresenta Que Dificuldades como Demais do Grupo possuem nao .
Para quê uma da Criança Estar devem Aprenda Presentes condições Para quê ISSO ocorra de satisfatória Maneira . essas dividir PODEMOS condições in Grupos Três :
1) psicodinâmicas Funções : psíquica InteGridade DEVE Haver e Que parágrafo emocional Aprenda uma Criança. Criança soluço forte estresse UO casa in na Escola PoDE apresentar dificuldade de assimilar o Que LHE ensinado é.
2) Funções do Sistema Nervoso Periférico : UMa Criança com Problemas de Visão OU Audição recebe Menos Informações Ambientais. Se nao ELA para SUAS atendida in Necessidades PoDE nao Aprender adequadamente OS CONTEÚDOS apresentados na Escola OU MESMO fóruns Dela .
3) Funções do Sistema Nervoso Central : O Cérebro e o Responsável Pelo armazenamento Elaboração , e Processamento da Informação . UMa Pequena parcela das Dificuldades de serviços PoDE Aprendizagem resultante de Problemas nsa cerebrais Processos , O Que Exige INVESTIGAÇÃO cuidadosa Profissional hum de .
Como Dificuldades não podem aprender, so as to , serviços causadas Pela Ausência de UMA das condições mencionadas Acima. Eventualmente o Problema in Um nível PoDE TRAZER Problemas Nível Outro los. Por Exemplo: UMA Criança Que mal enxerga e prejudicado nao EUA Óculos (grupo 1) Seu ter PoDE desempenho e SE SENTIR excluída não escolar Ambiente (grupo 2).
Problemas Tipos de
Leitura
Os Problemas Específicos de Aprendizagem Mais COMUNS São OS Distúrbios de Leitura - dislexia - , POIs envolvem UMA Série de Processos cognitivos . Para ler hum Texto precisamos Escrito :
1) Ter Dirigida Atenção e Controlar OS Movimentos dos Página Pela Olhos
2) Reconhecer OS filhos com Associados como letras
3) entendre como e Palavras uma Gramática
4) Construir Idéias Imagens e
5) Comparativa de Idéias com novas como TEM Que VOCÊ JÁ
6) Armazenar Idéias Memória na.
Voce sândalo detectar PoDE dos Sinais de casa in dislexia , Observando , Por Exemplo , se o Seu Filho Apresenta :
1) Atraso nd Leitura de UO Dois Mais Anos com Relação Às Crianças da MESMA idade
2) Velocidade Leitura inferior um 50/60 Palavras Por Minuto .
3) Erros Frequentes nd Leitura ( omissões , substituições , inversões de fonemas - vogais e consoantes sonoras )
4) Nao Diferencia adequadamente OS Lados Direito e Esquerdo
5) Ver Outros Sinais considerados IMPORTANTES
Escrita :
habilidade Escrita Abaixo do Nível esperado - disgrafia - idade para, Inteligência e escolaridade .
Cálculo :
dificuldade Procedimentos nsa de INICIAIS Cálculos - discalculia - , envolvendo Estratégias de Contagem n º Resolução de Problemas aritméticos de adição e subtração .
Se uma Criança Apresenta Alguma dificuldade de Aprendizagem ELA DEVE serviços hum Por examinada Profissional - Infantil psiquiatra , psicólogo , psicopedagogo - Que fara UMA Avaliação DO PROBLEMA EO Encaminhamento Adequado .
Durante ESSA Avaliação, o Profissional Irá Realizar UMA Série de Vários Investigações níveis in :
1) Avaliação psicopedagógica : Observa- se uma Escola EO Método Pedagógico avaliando se Adequado e e se nao existem Emocionais Fatores e motivacionais dificultando uma Aprendizagem.
2) Avaliação neuropsicológica : São investigadas como funções de Atenção , Memória, Habilidades motoras , Linguagem , Leitura , Escrita, aritmética , Percepções Visuais, Auditivas sinestésicas e , FUNÇÃO Aspectos Emocionais e intelectual.
3) psicológicos Testes .
LEMBRE - SE: O Atento Acompanhamento e cuidadoso dos pais e semper O Melhor Meio de detectar precocemente Dificuldades escolares .
Referências

PE Projeto Brinquedoteca NA Universidade Federal do Paraná: Relato da in Experiência Disponível
Ciasca , S. M. ( org.). Distúrbios Aprendizagem de : Proposal de Multidisciplinar Avaliação, Casa do Psicólogo , 2003
Melanie Mendoza - in Graduanda Psicologia Pelo Instituto de Psicologia da USP
Carolina R. Padovani - Psicóloga . Mestranda do Instituto de Psicologia da USP
Distúrbios Projeto do Desenvolvimento do Laboratório de Saúde Mental do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP -USP)

POR Postado :

Elizabeth Alves Pereira: RA - A62446-5

Nenhum comentário:

Postar um comentário